Nossa newsletter dessa semana é uma dica técnica que pode ser bastante útil durante o implante do dispositivo MitraClip, sobretudo naqueles pacientes com átrio esquerdo não tão dilatado, como nos casos de insuficiência mitral aguda.
Usualmente realizamos o implante do MitraClip por meio de uma punção transseptal subindo a agulha de punção e bainha através de uma punção venosa femoral direita. No entanto, em casos de átrio esquerdo pequeno, isto pode nos dar um ângulo de ataque desfavorável, inviabilizando o procedimento.
Para estes casos, uma solução fácil seria realizar a punção transseptal através de uma punção venosa femoral esquerda.
Como pode-se ver na ilustração abaixo, com esta técnica alteramos o ângulo de ataque, o que nos permite realizar uma punção transseptal com melhor trajetória em relação ao anel valvar mitral.
A figura abaixo mostra uma punção transseptal realizada no mesmo paciente, no primeiro caso vindo da femoral direita e no segundo da femoral esquerda. Ainda que o mesmo ponto do septo interatrial tenha sido puncionado, fica claro que a trajetória no caso vindo da esquerda é muito favorável. Como podemos observar, a trajetória do device se torna menos abrupta, o que facilita o direcionamento e requer menos manobras de correção, facilitando muito o procedimento.
Quer saber mais detalhes de como realizar uma punção transseptal adequada para implante do MitraClip? Confere o artigo recém publicado clicando no link abaixo.
Gostou dessa dica? Então pode compartilhar com outro profissionais interessados no tratamento das cardiopatias estruturais.