O artigo Expandable TAVR sheaths: which sheath fits which prosthesis? fornece dicas práticas muito importantes a cerca de introdutores expansível que podem ser utilizados com cada tipo de prótese de TAVI.

 

O acesso transfemoral é o acesso preferencialmente utilizado para TAVI. Entretanto, kinking grave, calcificação grave do sistema íleo-femoral ou uma combinação de ambos são razões importantes para falha de device e complicações, incluindo sangramento ou dissecção.

Algumas próteses de TAVI auto-expansíveis como a Portico (Abbott) e a Evolut R/PRO (Medtronic) são usualmente introduzidas sheatheless, ou seja, sem um introdutor externo. No entanto, em casos de anatomias extremas, a inserção sheathless pode não ser possível. Nesses cenários, o uso de um introdutor expansível, como o eSheath (Edwards) ou o iSleeve (Boston) podem ser necessários e úteis para vencer as dificuldades do sistema aorta-íleo-femoral.

Atualmente, dois introdutores expansíveis diferentes estão comercialmente disponíveis para utilização em procedimento de TAVI. O eSheath da Edwards, disponível em dois tamanhos, 14 Fr ou 16 Fr; e o iSleeve da Boston, disponível no tamanho 14 Fr.

O eSheath é mais macio e mais flexível comparado ao iSleeve, o que pode ser uma vantagem em kinking grave sem calcificação circunferencial grave. Pelo contrário, o shaft mais rígido do iSleeve pode ser mais favorável em anatomias mais calcificadas, as quais necessitam ser mais dilatadas.

A tabela abaixo fornece informação de cada uma das próteses que podem ser inseridas através dos introdutores expansíveis e dos tamanhos de introdutores necessários para cada prótese.

Referência: www.pcronline.com/Cases-resources-images/Tools-and-Practice/My-Toolkit/2022/expandable-TAVR-sheaths-which-sheath-fits-which-prosthesis