Alinhamento comissural com a prótese Evolut
Para realizar o alinhamento comissural com a prótese auto-expansível Evolut, alguns passos descritos abaixo devem ser considerados e seguidos.
- Importante reconhecer que o C-paddle marca a posição de 1 comissura e é montado a uma distância de 90º em sentido horário em relação a posição do “Hat” marker.
- Para realizar o alinhamento comissural, insira o sistema de entrega com o flush port posicionado às 3 horas (girar da posição de 12 horas para a posição de 3 horas).
- Na projeção de cusp overlap (oblíqua anterior direita caudal; folheto não-coronariano isolado à esquerda e folhetos coronariano direito e esquerdo sobrepostos à direita da imagem), o “Hat” marker vai estar orientado na posição de center front.
- Sucesso em atingir o alinhamento comissural é considerado quando, ao final do implante, o C-paddle localiza-se na posição de inner curve (na curvatura interna) da aorta ascendente, tanto na projeção de 3 cúspides, quanto na projeção de cusp overlap.
- Não é recomendado rodar o sistema de entrega da prótese Evolut para melhorar a posição do “Hat” marker com sistema já inserido no paciente (risco de fratura do sistema).
Referência: Tang GHL, et al. Rationale, Definitions, Techniques, and Outcomes of Commissural Alignment in TAVR: From the ALIGN-TAVR Consortium. JACC Cardiovasc Interv. 2022 Aug 8;15(15):1497-1518. doi: 10.1016/j.jcin.2022.06.001. PMID: 35926918.