Importância do planejamento pré-TAVI
A análise minuciosa da angiotomografia pré-TAVI é fundamental para o implante de uma valva aórtica por cateter com sucesso. É através da tomografia que escolhemos o tipo e tamanho de prótese a ser utilizada; prevemos complicações vasculares; e prevemos complicações graves (obstrução coronariana, rotura de anel, leak paravalvar). Portanto, não é possível obter bons resultados sem dominar a avaliação da angiotomografia para planejamento e realização das medidas pré-procedimento.
Acesso vascular
A maior parte das contraindicações para TAVI são devido a ausência de acesso vascular adequado. O acesso preferencial é o transfemoral. A ausência de acesso vascular seguro normalmente se deve à calcificação importante do vaso, diâmetro pequeno da luz da artéria, e tortuosidade extrema. O diâmetro adequado do vaso varia de acordo com o dispositivo a ser implantado.
Caso o acesso femoral seja inadequado para o implante, a segunda alternativa de acesso mais utilizada é a transaxilar/subclávia, e a terceira a artéria carótida esquerda. Usualmente damos preferência ao acesso transarterial ao cirúrgico (transapical ou transaórtico). Abaixo uma foto ilustrativa de um acesso ilíaco femoral fino, calcificado e limítrofe para o implante do dispositivo.
Anel aórtico
O anel aórtico é um anel virtual, que é definido pela base das três cúspides coronarianas. O alinhamento do anel é imprescindível para sua medição adequada. A medida do diâmetro mínimo do anel é importante caso haja necessidade de pré-dilatação, e o diâmetro médio caso haja necessidade de pós dilatação. O seu perímetro e área definem o tamanho do dispositivo. As próteses auto-expansíveis são escolhidas pelo perímetro do anel aórtico, enquanto as próteses expansíveis por balão são definidas pela área do anel aórtico.
Altura das artérias coronárias e diâmetro dos seios de Valsalva
A altura das artérias coronárias e o diâmetro dos seios de Valsalva predizem o risco de obstrução coronariana. Se as coronárias forem baixas (<12mm) e os seios de Valsalva pequenos(<28mm), o risco de obstrução coronariana aumenta, e deve ser planejada alguma estratégia de proteção coronariana.
Calcificação do aparato valvar aórtico
O padrão e o grau da calcificação do aparato valvar aórtico é de extrema relevância para a escolha do tipo de prótese, a escolha de pré-dilatação e a prevenção de ruptura de anel assim como “leak” paravalvar.
Quer saber mais sobre como realizar medidas da angiotomografia pré TAVI e sua utilidade? Não deixe de se inscrever no nosso curso de angiotomografia pré TAVI, que as inscrições abrirão início de novembro/21 e tenha acesso de onde estiver de um passo a passo objetivo das medições com um “e-book” exclusivo explicando de A a Z de como fazer as medições do seu computador.